domingo, 26 de maio de 2013

UM FOGO com TRÊS CHAMAS!


SS.ma Trindade
Com a fórmula resumida “um só Deus em três Pessoas”, assim se referia o mistério por excelência, o Mistério Santo da nossa fé!
Quem é Deus, para nós? Qual o seu rosto, qual a sua maneira de ser? Para o compreendermos não podemos ficar nos pensamentos humanos, mas temos de subir! Deixar-nos elevar com a força da Palavra!

1.SUBIR
- “Desde a eternidade...”. Somos hoje convidados a “penetrar na mais alta contemplação”.
- A Palavra de hoje convida-nos, antes de mais, a subir, a elevar o pensamento e o coração até às alturas do infinito, para aí descobrirmos o modo de ser de Deus!
- Muitos filósofos, nas suas reflexões, chegaram à ideia de um só Deus, pois um Deus que seja infinito, sapiente e todo-poderoso obriga a pensarmos um Deus único!
- Como os Judeus e Muçulmanos, também nós acreditamos que há um só Deus.
- Onde está a originalidade do Deus de Jesus Cristo? Como é o seu modo de ser?
- É aqui que somos confrontados com o mistério que a comunidade cristã chamou, ao longo dos tempos, da “Santíssima Trindade”, um Deus que é Um, mas em três “Pessoas”, melhor dizendo em três Relações (para usarmos a linguagem dos grandes teólogos como S. Tomás de Aquino).

2.CONTEMPLAR
- Toda a vida e palavra de Jesus nos fala de Deus.
- Jesus começa por falar do Pai e da sua relação única com Ele como Filho. Esta relação de Filho é já anunciada pela figura da Sabedoria, que estava desde sempre na intimidade de Deus!
- Juntamente com o Pai, Jesus dá o Espírito Santo. Com o mistério pascal, Jesus dá o Espírito, que se manifesta como esse grande vulcão divino no Pentecostes.
- Deus é um Fogo com três “Chamas”.
- O Evangelho de hoje mostra-nos uma perfeita partilha em Deus, uma “circularidade de vida”: o que o Pai tem é do Filho; o que o Filho tem é do Espírito; o Espírito é dom do Pai e do Filho.  O Espírito, tanto na Trindade como para nós é sempre Amor!
- Na Trindade santa, há um dar-se constante por amor, esquecendo-se de Si e projetando-Se no Outro, para que o Outro seja e os três n’Um só, em perfeita unidade!
- O “Eu” e o “Tu” fazem um ”Nós”!
- A Unidade é da natureza divina, a Trindade é das Pessoas (cf João Paulo II).

3. VIVER
- Ao contrário do que se poderia pensar, ao contemplar o Mistério de Deus Trindade, a Palavra deste Domingo não nos deixa ficar comodamente parados numa visão passiva!
Pelo contrário, esta Palavra é convite e desafio a trazermos para a vida este Mistério santo e altíssimo da nossa fé.
O mistério de Deus uno e trino ilumina a vida da Igreja. Ela é um reflexo da Trindade!
- Por isso, o lema do Sínodo Diocesano é “em comunhão para a missão”!
- Ao mesmo tempo, os relacionamentos humanos devem ter como referência este “Modelo divino”! (Cf BENTO XVI - CV, nº 34). A família, a amizade, o grupo de trabalho...
- A vida de comunhão na Trindade é a pátria para onde nos empurra o coração humano (cf A.Giordano).
- Se Deus é Trindade de comunhão e amor, a vida da Igreja só é verdadeira quando espelha a unidade entre todos!
- A nossa vida só é plenamente cristã quando, pelo amor e pela partilha, imitamos o Mistério de Deus Uno e Trino!


Nesta semana: Como viveremos o Mistério da Trindade Santa? Amar a Deus sobre todas as coisas e amarmo-nos reciprocamente à maneira da vida trinitária!


P. Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário