domingo, 17 de novembro de 2013

XXXIII Dom. Comum - C

Viver  a  CONFIANÇA !


Viver a fé cristã nunca foi fácil ou cómodo. Porém, Jesus nunca nos convida a fazer maus investimentos. Por isso, apesar das dificuldades, vale mesmo a pena viver a fé?

1. PERTO DO FIM DO MUNDO:
- “Quando sucederá isto”? Muitas respostas tem havido sobre a data do fim!
- Jesus fala-nos em “ambiente apocalíptico”, sobre o destino do universo e da história! A apocalíptica é um estilo que quer encorajar e ajudar-nos a decidir!
- A destruição do Templo de Jerusalém, no ano 71, seria um sinal do fim!
- A nossa questão sobre o “quando” denota um sentimento de medo: medo sobre o futuro, que chamamos “destino”, medo acerca do que teremos de passar!
- Há lugares no mundo, como em países do Médio Oriente, em que ser cristão é motivo de perseguição e até de morte, fruto do ódio e da falta de liberdade!
- Ao mesmo tempo, nunca como hoje se fala tanto de visões e outras manifestações do divino... - “Não os sigais” – diz o Senhor!

2.MAIS PERTO AINDA DO “NOVO DIA”:
- Diante da confusão dos nossos tempos, com tantas mensagens contraditórias e tantos “messias” improvisados, a Palavra convida-nos a dirigir o nosso olhar para Jesus Cristo Ressuscitado, acolhendo a sua verdade!
- “Não vos alarmeis” – pois nada há na terra que seja definitivo. Definitivo é só o Reino de Deus; definitiva é apenas a vida nova que Jesus nos vem oferecer!
-       Ao Povo de Israel, que no séc. V a.C. vivia no pessimismo e apatia,  aos cristãos de Tessalónica, que não trabalhavam pois o fim estava perto,  e a nós hoje, Deus diz bem alto: “Há-de vir o Dia do Senhor”. Da luz desse dia, brotará a esperança para construirmos um mundo segundo o desígnio de Deus.
-       Essa confiança no “Dia do Senhor”, na chamada “Parusia” ou Segunda Vinda de Cristo, dá-nos força para enfrentar dificuldades e perseguições. Sabemos que o amor de Deus nos acompanha e o seu Espírito de fortaleza nos ilumina... A espiritualidade do cristão é de “transfiguração do mundo e de esperança na vinda do Reino de Deus” (João Paulo II, Creo en la vida eterna, 169).

3.SABER ESPERAR:
- É por sabermos que o amor de Deus, manifestado em Jesus e alimentado constantemente pelo Espírito Santo, nunca nos abandona, que podemos confiar!
- Ser padre hoje é ajudar a todos a viver essa confiança, que vem da fé.
- “A vossa perseverança salvará as vossas almas”!  Perseverar é dizer sempre “Sim”, mesmo quando a nossa vida parece um não constante ou um talvez!
- “Nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá”! É uma expressão idêntica a outra que diz que “os cabelos estão todos contados”! Significa que, na fé, sabemos que “tudo o que nos acontece cabe no amor infinito de Deus”.
- Lembra-nos a experiência de S. Paulo quando diz que “Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam”!
- Só em Jesus encontraremos a firmeza sólida e a vitória da vida! A nossa cruz e o que perdemos aos olhos do mundo é transformado em Páscoa de ressurreição!

- QUE ATITUDES HOJE ?

Somos convidados a dar um testemunho de confiança e de perseverança, pela alegria de que Jesus Ressuscitado está connosco “até ao fim dos tempos”, qual divino “Companheiro de viagem”!

Pe. Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário