sábado, 4 de janeiro de 2014

EPIFANIA – 2014

TEMPO DE LUZ


Hoje a Liturgia confronta-nos com a simbologia tão rica da luz! De facto, a luz é dos símbolos mais fortes e projeta-nos para conhecimento, manifestação, alegria...

1. SEGUIR UMA ESTRELA
- Nós ou ficamos apenas a olhar as pequenas estrelas que nos aparecem na vida, sem irmos à procura da Luz a que elas nos devem conduzir...
Ou desanimamos porque não temos paciência de procurar...
- As dificuldades são muitas. Há muitos Herodes a tentar afastar-nos. Os maiores de todos são talvez o nosso comodismo e  o materialismo.
- Diante de tudo o que nos afasta da Luz, devemos fazer como os magos: não desistir de procurar, descobrir um sentido em tudo o que nos acontece. Partirmos  das nossas dúvidas de fé, dos nossos desânimos, dos medos,  das nossas noites para chegarmos a uma só decisão: recomeçar imediatamente à procura.
- Por vezes, parece que, na tempestade, Ele nos segreda: "avança mais um pouco", não vês que é nessas trevas que a Minha luz brilha mais alto?
- A sabedoria dos magos está em que eles não desistem de procurar o que a estrela quer mostrar. Não ficam a olhar extasiados, mas põem-se a caminho.

2.À PROCURA DO SOL
- “A sua peregrinação exterior (dos Magos)  era expressão deste estar interiormente a caminho, da peregrinação interior do seu coração. Eram homens que buscavam Deus e, em última instância, caminhavam para Ele; eram indagadores de Deus”, dizia Bento XVI na celebração de 2013.
 - Devemos ser estrelas que apontam o Sol que nasce das alturas!
- Também nós como Igreja temos de procurar constantemente o Sol. Queremos construir uma Igreja comunhão, que tenha o olhar centrado em Deus, Trindade de amor, manifestado  na luz do Presépio.
- Queremos, neste ano, viver em sinodalidade, isto é, segundo uma caridade sempre mais viva. Cultivar um clima de caridade fraterna, impregnado de relações amigas, de serviço e apoio recíproco e uma cordial colaboração entre todos.

3.SER LUA
- Mesmo com os nossos limites e incertezas, todos somos convidados a reflectir a luz do Presépio e a ser verdadeiras estrelas.
- Deus abre o seu coração a todos os que O procuram, aos que estão longe e também a cada um de nós.
- Os nossos irmãos anseiam pela luz como por água o deserto. É verdade que Jesus, a verdadeira luz que a todo o homem ilumina, tem hoje umas estrelas especiais… essas estrelas somos nós.
- Todos imersos na luz e a reflectir a luz, para que todos os que procuram encontrem. Sejamos luas, reflitamos a luz verdadeira do “sol que nasce das altura” !

-                       QUE ATITUDES ?

Mostrar a todos a verdadeira luz que é Jesus Cristo, com a vida e até com palavras!

Pe. Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário