O SEGREDO da VIDA !
O sonho de eternidade acompanha o ser humano desde sempre!
1.O SONHO DE VIDA ETERNA
- “Trabalhar pelo alimento de vida eterna”.
- O sonho de eterna juventude ou de uma vida imortal sempre estiveram presentes nas manifestações religiosas do ser humano.
- É como aquela lenda do Médio Oriente antigo, em que um jovem herói percorre montes e vales à procura da planta da vida, até que a descobre no fundo de um lago. Com muito esforço consegue ir lá buscá-la, mas, cansado da viagem adormece à sombra de uma árvore... É então que uma serpente lhe come a planta... O jovem chorou amargamente!
- Também hoje, em certas descobertas científicas ou de novos medicamentos está escondido este sonho... E se não envelhecêssemos, se pudéssemos viver uma eterna juventude, com saúde, beleza e alegria?
- O que a árvore da vida do Paraíso terreal não consegue dar, por causa do pecado, oferece-o a nova “árvore da vida”, que é a cruz da Páscoa de Cristo.
- Do seu lado aberto brotou “sangue e água”, elementos em que a Igreja viu o Batismo e a Eucaristia, bem como todos os sacramentos.
2.O SEGREDO DA VIDA ETERNA
- “O pão de Deus é o que desce do céu”.
- O próprio Jesus se apresenta como “o pão da vida”. Ele é o “verdadeiro Pão de Deus, que desce do céu para dar a vida ao mundo”. “Jesus não dá alguma coisa, mas dá-se a Si mesmo... dá a totalidade da sua própria vida, manifestando a fonte originária deste amor: Ele é o Filho eterno que o Pai entregou por nós”(Bento XVI-SC, nº 7).
- Não pode haver sacramento sem fé, como não há fé sem a participação no Banquete da Vida. Sem Jesus Cristo, a nossa vida será sempre “projeto adiado”.
- É na medida em que a fé cresce por uma verdadeira catequese que estamos preparados para receber a verdadeira vida que é Cristo.
- Ele é um verdadeiro “Pão da vida”, capaz de resolver em nós todas as fomes e todas as sedes. Ele é o segredo da vida verdadeira!
3.A ETERNIDADE NO PRESENTE
- Afastar o “homem velho” e “revestir-se do homem novo”.
- Uma das consequências imediatas da celebração do Pão da vida está em mostrarmos os frutos, em nós, deste alimento de vida nova.
- Segundo S. Paulo, trata-se de uma acção em dois tempos:
1º - Despir o “homem velho”, que é o nosso egoísmo, o pecado, a corrupção, os “desejos enganadores”. Poderíamos acrescentar: ganância, visão errada da sexualidade, inveja, desejo de poder, orgulho, afirmação, violência, palavrões...
2º - Vestir o homem novo, que é a nova criatura, obra do Espírito Santo e fruto da graça de Cristo, um novo ser de amor, de boas acções, de ajuda, de bons desejos e bons pensamentos, de desprendimento, de pureza no olhar e de sentimentos de humildade, de bondade... e que se manifesta na alegria e na paz do Espírito Santo! Cf João Paulo II in Insegnamenti XIV,1 (1991) 1695, referente a 19 de Junho.
- Corresponder à graça de Cristo é viver a eternidade no tempo. Viver em unidade com o Senhor e amar os irmãos é tornar eterno o “instante que passa”!
Nesta semana:
Procuremos acolher, na fé, este Pão da Vida que é Jesus Cristo, mostrando acções de “homem novo”, os frutos da sua presença em nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário