quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Advento: ABC da Escola da Vida


A) Estamos a iniciar mais um ano novo, ano litúrgico, claro!
São, assim, distintos, os calendários que regulam a nossa vida: há o calendário civil, que começa em Janeiro; há o calendário escolar, que começo em Setembro. Começa também em Setembro o calendário político e, de certo modo, o calendário laboral, terminadas as férias de Verão.

Agora, em finais de Novembro, iniciamos um novo calendário litúrgico.
Este ano compreende também doze meses, no entanto não está dividido em quatro estações, mas em tempos de diferente duração. Neste calendário não manda o clima, nem se divide em solstícios e equinócios. No ano litúrgico manda a história das relações de Deus com os homens. O seu auge é a Páscoa ou o Tríduo Pascal com a celebração da morte e ressurreição do Senhor. Outro grande momento é o Natal, em que Deus, depois de Se fazer anunciar, monta a sua tenda entre nós. Finalmente, como coroação da Páscoa, aparece a grande festa de Pentecostes como dom de Deus para a Igreja de todos os tempos.
B) O ano litúrgico é a grande escola de vida. No santuário do tempo, somos conduzidos para a eternidade. Nesta escola temos Cristo como Mestre e Senhor da história. O livro inspirador é a Palavra de Deus. Os sacramentos são os exercícios ou as etapas de progressão. O nosso alimento é a Eucaristia e a nossa força a oração. A comunidade é a nossa turma. O amor é a nossa farda ou distintivo. A Virgem Maria e os santos são os nossos tutores. E o trabalho de casa é a nossa santificação, a evangelização e a caridade para com os pobres nossos irmãos. Nesta escola de vida é preciso empenho para que não se repita em vão mais um ano, mas ao contrário seja sinal de avanço para a eternidade.
C) A primeira série de lições deste novo ano litúrgico constitui o Advento, porque também no ABC desta escola se começa com a letra A. É tempo de introdução: Vem, Senhor Jesus! Que o Mestre nos encontre preparados, atentos e dispostos a aprender com Ele.
Neste regresso à escola há uma palavra de ordem: Canta e caminha! É uma expressão de Santo Agostinho que nos indica como viver este Advento.
| David Vieira, scj |

Artigo retirado de http://www.dehonianos.org/portal/biblioteca_dossier_artigo_ver.asp?artigoid=4

Sem comentários:

Enviar um comentário