D E U S V E M !
0. Esperar alguém importante para nós é algo de extraordinário! A ânsia do encontro, misturada com o desejo de receber bem, fazem da espera um momento único, por vezes tão importante como o momento da chegada! O advento recorda a espera do Messias vivida pelo Povo Hebreu, situa-se no horizonte da segunda vinda e celebra aquela vinda de Cristo que acontece em cada tempo.
1. UMA PROMESSA
- Com a expressão “Rebento de justiça” indica-se a santidade e a salvação que haveria de trazer o grande Enviado de Deus.
- Esta promessa feita a David cumprir-se-á totalmente em Cristo, um rebento que se haveria de tornar uma árvore de salvação para todos!
- O desejo de salvação é muito importante. Queremos ser salvos porque precisamos de um Salvador!
- Se pensarmos num povo oprimido pela tirania e repressão, como esse povo deseja ser livre! Se pensarmos num preso politico, numa jovem escravizada, em crianças compradas por umas poucas moedas... como é imensa a ânsia de liberdade que vai na mente e no coração!
- E nós, precisamos e queremos ser salvos? Desejamos ser salvos da morte eterna, do pecado, do egoísmo que nos fecha em nós mesmos, do sofrimento sem sentido, numa palavra, salvos de tudo o que não nos deixa realizar como pessoas, de tudo o que não nos deixa cumprir o desígnio amoroso de Deus sobre cada um de nós?
2. UM CUMPRIMENTO
- “Cumprirei a promessa... A vossa libertação está próxima”!
- Deus cumpre as suas promessas, porque Deus é o eterno fiel, que perdoa e aceita o povo como o Esposo aceita a esposa, apesar de todos os desamores.
- Vale a pena esperar a salvação, porque Aquele que promete não falha!
- Se o nosso coração não está fechado à novidade de Deus, então precisamos do tempo de Advento, para nos prepararmos convenientemente para o grande acontecimento!
- Sim, porque “Deus vem”. Trata-se de uma ação sempre em ato. O nosso Deus não é um Deus que nos observa à distância, como se o nosso destino Lhe fosse indiferente... Não, Ele é um Deus que vem!
- O seu vir é motivado por tudo o que impede a nossa verdadeira felicidade. Ele vem, respeitando até ao limite a nossa liberdade e vem para nos salvar!
3.UMA ATITUDE
- “Vigiai e orai em todo o tempo”. “Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos” !
- Que atitude fundamental Deus nos sugere em tempo de advento?
- Conversão: É preciso crescer sempre na “santidade irrepreensível” (2ª Leitura).
- Caridade: Acolhendo a vinda do Rebento da Justiça, a nossa vida torna-se uma árvore que dá a flor da caridade.
- Vigilância: Vigiar é procurar “agradar a Deus”, porque o que mais agrada a Deus corresponde ao nosso maior bem. Agradamos vivendo a Palavra, fugindo do mal, reconhecendo os nosso erros e fazendo o bem!
-Preparemo-nos para acolher o Deus que vem salvar!
Nesta semana:
- Preparemo-nos por uma vigilância ativa, feita de conversão e caridade!
P. Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário