sábado, 23 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS


JESUS SALVADOR !




Qual o sentido mais profundo do dia de Ramos? Jesus, aclamado como Rei e Filho de David, que sentido tem hoje para nós?

1.AS FALSAS SALVAÇÕES:
- Vivemos hoje num tempo de relativismo, de indiferença, numa cultura que, em tantos aspetos, funciona “como se Deus não existisse”.
- Por isso, o  homem de hoje acha que não precisa de salvação ou, se precisa, pensa poder salvar-se a si próprio !
- A economia, o conforto e o poder são outros tantos ídolos que nos iludem com a solução para todos os problemas, na ilusão de uma felicidade sem sofrimento, de uma felicidade confundida com o “estar bem” no momento que passa!
- Mesmo se a vida humana cai, tantas vezes, em becos sem saída, tais como o sofrimento, o pecado, a morte e a solidão de uma vida sem sentido!

2.JESUS SALVA-NOS !
- “Salva-Te a Ti mesmo e a nós também”.
- No desafio de um dos companheiros de infortúnio, mas que, ao contrário de Jesus, era condenado pelos crimes praticados, está uma expressão que resume toda a densidade deste dia. 
- Na verdade, Jesus “salva-nos a nós também”! Embora no pedido revoltado estivesse a salvação como livrar-se da morte cruel, para nós hoje Jesus é verdadeiramente o Salvador de tudo o que oprime o ser humano.
- Jesus salva-nos até daquelas opressões que esmagam o ser humano de todos os tempos: Jesus salva-nos do carater definitivo da morte, do sentido fechado do sofrimento abrindo-o à esperança e da força do pecado que nos oprime, apagando-o com a sua graça.
- Jesus salva-nos de tudo o que impede o ser humano de ser verdadeiramente feliz e de participar na comunhão com Deus e com os irmãos.

3.JESUS É O ÚNICO SALVADOR:
- “Realmente este homem era justo”. Ele é o único plenamente justo e santo, por isso o único salvador.
- A nossa salvação não está no materialismo da vida, não está no “gozar a vida” sem um verdadeiro ideal, não está na política (se entendida como um absoluto), não está na economia (se pensada como um tudo), não está na fama, nem no poder, não está no medo dos “espíritos” ou na luta contra os maus olhados...
- Jesus é o único salvador. Por isso “creio em um só Senhor Jesus Cristo... que para nossa salvação desceu dos céus... Foi crucificado, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia...”.
- “Vós, ó Senhor, ressuscitado e vivo, sois a esperança sempre nova da Igreja e da humanidade; Vós sois a única e verdadeira esperança do homem e da história; Vós sois entre nós a esperança da glória" (C/ 1, 27) já nesta nossa vida e para além da morte. Em Vós e Convosco, nós podemos alcançar a verdade, a nossa existência tem um sentido, a comunhão é possível, a diversidade pode tornar-se riqueza, a força do Reino está em ação na história e ajuda na edificação da cidade do homem, a caridade dá valor perene aos esforços da humanidade, o sofrimento pode tornar-se salvífico, a vida vencerá a morte, a criação participará na glória dos filhos de Deus” (EEur, nº 18) .


Nesta semana: Decidir-se por Jesus Cristo como o único salvador!

 P. Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário